12 de outubro de 2009

Oficina de música


"A música pode ser utilizada em conjunto com outras atividades, como nas artes plásticas, no teatro, na dança e em muitas outras atividades.

A criação de uma oficina de música, em horário próprio, contudo, favorecerá o desenvolvimento gradual da harmonia interior, melhorando cada vez mais o tônus vibratório de cada um.

Na oficina de música poderão ser realizadas as mais diversas atividades tais como:

Musicalização: Explore o ritmo, músicas com gestos, rodas cantadas. Utilize a música e a poesia juntas. Veja em biblioteca item música, sugestões de livros que poderão ser utilizadas nestas atividades.

Trabalhando os sons: Procure trabalhar com as crianças pequenas com os sons da natureza. Não será difícil gravar a chuva caindo, pássaros cantando, o som do grilo, da cigarra, os latidos de um cão, etc. Trabalhe também a diferença dos sons: sons de metal, madeira, instrumentos musicais, a diferença entre ruído e música.

Bandinha rítmica: Com as crianças pequenas, pode-se forma uma bandinha rítmica, com grande sucesso e muitas possibilidades de desenvolver o senso estético, a noção de ritmo e melodia. Veja sugestões no item bandinha rítmica.

Coral ou Grupo Musical: A preparação de um coral infantil, embora seja tarefa fácil e agradável, requer certos cuidados do educador que não podem ser esquecidos. Veja sugestão no item Coral Infantil."

Nenhum comentário:

Postar um comentário