18 de fevereiro de 2010

Atividade: Memória de sons



Retirado do livro Música na Educação Infantil, de Teca Alencar de Brito (página 21)

Convide as crianças maiores de 4 anos), a fecharem os olhos e "abrirem o orelhão", ou seja, para se concentrarem na escuta.

É importante começar com períodos breves, pois fica difícil, para elas, manter-se em silêncio e de olhos fechados por muito tempo.

Depois converse com as crianças sobre o que elas escutaram, chamando a atenção para aspectos como: os tipos de sons mais ouvidos (naturais - cantos dos pássaros, latidos de cães, vozes de pessoas, o vento, a chuva, etc - ou produzidos pela cultura - sons de máquinas, instrumentos musicais, objetos diversos), o som mais interessante ou desinteressante, um som muito forte, muito fraco, etc.

O diálogo com as crianças estimula a atenção e a concentração para escutar, transformando a consciência com relação ao entorno e às diferentes sensações que os sons provocam e formando, também, uma atitude responsável para buscar uma convivência equilibrada com a paisagem sonora circundante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário