14 de abril de 2011

Música na escola

http://www.outrosventos.com.br/portal/educacao-musical/musicalizacao-de-criancas-e-adolescentes-quando-despertarao-para-isso.html


"O ensino básico de teoria musical e de um instrumento para fixar a teoria seria o ideal a partir do ensino fundamental. A flauta-doce ainda o instrumento ideal, por ser bem barata, fácil de encontrar, de dedilhado simples e fácil de aprender. Um outro avanço sugerido seria o ensino de violão popular (por cifra), para classes especiais e de alunos que tenham condição de adquirir um instrumento ou escolas que tenham condição de comprar alguns instrumentos para ensino em classe específica.

Classes de canto, com músicas adequadas à tessitura de crianças até 10 anos (não excedendo a região de Ré4 – Si4); pré-adolescentes, de 10 a 14 anos (Do4 – Dó5), cantando em duas vozes; e adolescentes (cuidado com os meninos com a mudança de voz!!!), acima dos 14 anos, (Si3 – Ré5), já podendo fazer uma divisão em até três vozes."

2 comentários:

  1. Oii
    Adorei conhecer seu blog.Lindo e Útil! Vale sempre uma visitinha. Principalmente nas minhas pesquisas musicais Tenho um blog com idéias para professores: Ensinar com Siginificado Social. Dá uma olhadinha e vê o que acha.
    www.luanacrescente.blogspot.com
    Bjim

    ResponderExcluir
  2. Olá...achei muito carinhoso seu blog. Tem certeza que são estas as extensões das vozes? Estou achando que estão muito altas. Um abraço.

    ResponderExcluir