25 de outubro de 2009

Música, ritmo e som (Teoria elementar da música)

A teoria elementar da música é chamado de solfejo(do italiano “Solfeggio”, solfejar), significa “cantar batendo o compasso e nomeando a notas”.

A música, é a arte de combinar os ritmos e os sons.

O ritmo, é a variação da duração de sons com o tempo(tempo musical, rapido, lento).

O som, é todo ruido em que podemos identificar três qualidades:


* Intensidade, diferença entre um som forte e um fraco.


* Altura, a diferença entre som baixo(grave) e som alto(agudo).
ex:Quando dizemos que uma pessoa canta baixo, pode também significar que ela canta muito grave, não só de volume alto ou baixo…


* Timbre, permite perceber a diferença entre dois sons semelhantes na duração(tempo), na intensidade(se é fraco ou forte) e na altura(grave ou agudo).
ex.: Para melhor entender, suponha um violão com corda de aço e um com corda de nylon, tem timbres diferentes…

O som é um fenômeno científico que pertence ao domínio da física. Transmite para o nosso ouvido, vibrações, movimentos alternados muito rápidos.
ex.: Quanto maior a vibração dos sons, mais agudos o ouvimos…

http://walmirsilva.wordpress.com/

20 de outubro de 2009

Diversão na escada-piano


Indicação do blog Chega de bagunça, uma iniciativa da Volkswagen, em Estocolmo (Suécia).

As pessoas deixam de subir por uma escada rolante
e sobem pela escada cujos degraus reproduzem o som das notas musicais.

Assista aqui.

19 de outubro de 2009

Oficina de Música I - Cachinhos de Ouro


Atividades preparadas para crianças de 4 a 6 anos.

Leia a história
de Cachinhos de Ouro.

Pinte os desenhos sobre a historinha.

Monte os bonecos de papel.

Pinte e brinque com os dedoches.

Faça dedoches de EVA.

Se preferir comprar, os dedoches de feltro estão aqui


Esquema das atividades

1. Cumprimento com uma canção inserindo o nome de cada participante a cada estrofe, marcando a pulsação da música com um lápis.

- Boa noite, crianças. Eu sou Ana Lúcia.
- Boa noite, Ana Lúcia. Eu sou Marcelo.
- Boa noite, Marcelo. Eu sou Letícia.


2. Contar a história de Cachinhos de Ouro, reproduzinho no piano o som da voz de cada personagem:
Papai Urso - teclas graves,
Mamãe Ursa - teclas médias,
Ursinho - teclas agudas.

3. Pedir para as crianças contarem a história novamente, usando dedoches, enquanto a professora reproduz o som dos personagens no piano.

4. Passeio pelas montanhas (mostrando as notas na pauta):
- sobre a montanha - do, ré, mi, fá, sol, lá, si
- desce a montanha - si, lá, sol, fá, mi, ré, do

5. Jogo do Morto-Vivo
As notas graves indicam Morto e as notas agudas indicam Vivo. (Tocá-las no piano)
Dar oportunidade às crianças de tocarem também.

6. Pintura dos dedoches individuais - lembrancinha da aula.

7. Músicas opcionais - Palminhas; Marcha, marcha; Patinho na chuva.

Bibliografia consultada:
http://www.rededuc.com/page_40.html

16 de outubro de 2009

Como surgiram as notas musicais?

Do site http://www.construirnoticias.com.br

"O batismo das notas coube ao monge beneditino Guido D’Arezzo (955-1050), que utilizou para isso as sílabas iniciais da primeira estrofe do hino da oração da tarde na véspera da festa do nascimento de São João Batista." (Veja o quadro abaixo)

Antes disso houve uma história. confira no site mencionado.

ORIGINALTRADUÇÃO LIVRETRADUÇÃO LITERAL
Utqueant laxisDOce, sonoroPara que os servos
REsonare fibrisREssoe o cantoPossam fazer ressoar com
MIra gestorumMInha gargantaAs fibras cansadas as
FAmuli tuorumFAça o pregãoCoisas maravilhosas dos
SOLve pollutiSOLta-me a línguaTeus gestos, dissolve a
LAbii reatumLAva-me a culpaCondenação do lábio
Sancte IoannesÓ São João!Manchado, ó São João!

14 de outubro de 2009

Bandinha rítmica


"A bandinha rítmica é uma das mais ricas formas de expressão musical. Além dos valores estéticos a ela atribuídos, concorre também para o desenvolvimento do autodomínio e da auto-realização, por permitir que a própria criança construa seus instrumentos. São várias as suas finalidades na pré-escola:
  • despertar e desenvolver o senso rítmico;
  • desenvolver a acuidade auditiva;
  • satisfazer a necessidade de atividade muscular aplicada a um fim construtivo;
  • desenvolver o controle motor;
  • desenvolver a autodisciplina e a atenção;
  • estimular a confiança em si mesmo e o autodomínio;
  • estimular a expressão espontânea e as fantasias inconscientes;
  • desenvolver hábitos sociais (respeitar a vez do colega, confraternização e sociabilização).

Essa atividade tem de ser introduzida aos poucos. A criança deve explorar e conhecer todas as possibilidades de cada instrumento separadamente, para depois ir juntando, numa mesma música, dois ou mais instrumentos, até ser capaz de combiná-los todos."

No mesmo site há idéias de como construir instrumentos com sucata.

12 de outubro de 2009

Oficina de música


"A música pode ser utilizada em conjunto com outras atividades, como nas artes plásticas, no teatro, na dança e em muitas outras atividades.

A criação de uma oficina de música, em horário próprio, contudo, favorecerá o desenvolvimento gradual da harmonia interior, melhorando cada vez mais o tônus vibratório de cada um.

Na oficina de música poderão ser realizadas as mais diversas atividades tais como:

Musicalização: Explore o ritmo, músicas com gestos, rodas cantadas. Utilize a música e a poesia juntas. Veja em biblioteca item música, sugestões de livros que poderão ser utilizadas nestas atividades.

Trabalhando os sons: Procure trabalhar com as crianças pequenas com os sons da natureza. Não será difícil gravar a chuva caindo, pássaros cantando, o som do grilo, da cigarra, os latidos de um cão, etc. Trabalhe também a diferença dos sons: sons de metal, madeira, instrumentos musicais, a diferença entre ruído e música.

Bandinha rítmica: Com as crianças pequenas, pode-se forma uma bandinha rítmica, com grande sucesso e muitas possibilidades de desenvolver o senso estético, a noção de ritmo e melodia. Veja sugestões no item bandinha rítmica.

Coral ou Grupo Musical: A preparação de um coral infantil, embora seja tarefa fácil e agradável, requer certos cuidados do educador que não podem ser esquecidos. Veja sugestão no item Coral Infantil."

4 de outubro de 2009

Portal Edumusical


http://www.edumusical.org.br

Pra explorar este portal você deve se cadastrar.
Tem oficina de instrumentos falando sobre cada instrumento,
Tem até editor musical (pra baixar).

E aqui mostro a imagem do piano.
Esta atividade é muito interessante!
Você deve reproduzir no piano o som que o jogo indica.


1 de outubro de 2009

O equilibrista das seis cordas

http://www.equilibrista.cjb.net

http://www.ecoetao.net/equilibrista/encomendas.htm

http://www.cpmusical.com.br/lojacp/produtos.asp?produto=3904

Adquiri este livro.
Ele ensina violão de um jeito divertido.
Além da notação musical trabalha ritmo, pulsação, timbre, intensidade, cifras...
Um ótimo método infantil!